As pessoas devem zelar pelo corpo, mas também cuidar da alma. Foi a partir dessa premissa que o empreendedor Marcos Jorge Maciel criou, em Montes Claros, no Norte de Minas, uma proposta inovadora: reunir no mesmo espaço uma barbearia, uma clínica de estética e uma vinoteca com rótulos para todos os gostos — dos mais simples aos mais sofisticados — de cerca de 20 países.
O espaço multifuncional ganhará mais um atrativo nesta quinta-feira (24/04): a gastronomia. A “Barberaevinoteca” sediará um evento de degustação de finger foods (pequenas porções servidas individualmente), harmonizados com vinhos, com a participação da chef Bella Antunes.
Leia Mais
A chef de cozinha Bella Antunes
Integrante de uma tradicional família de Montes Claros, Marcos Maciel morou fora da cidade por mais de 20 anos, período em que viveu na Argentina e em diversas regiões do Brasil. No ano passado, voltou à terra natal e decidiu abrir um “negócio diferente”.
“Passei um tempo pesquisando e estudando o que faltava em Montes Claros e o que poderíamos oferecer de novo ao público. Aí veio a ideia de algo voltado para o público masculino, mas também para a família, para uma pessoa e seu companheiro ou companheira”, afirma Marcos, explicando como reuniu a barbearia, a clínica de estética e a vinoteca no mesmo endereço.
“Aqui é um espaço onde, com a barbearia e a clínica, cuidamos do corpo e da aparência. Mas também cuidamos do bem-estar, porque o vinho é algo que faz bem para a alma”, completa o empresário.
A vinoteca, instalada junto à barbearia e à clínica, chama atenção pela diversidade. O local conta com cerca de 280 rótulos de diversos tipos de uva, de mais de 20 países, além de marcas brasileiras.
O ambiente é organizado de forma temática, com uma “divisão geográfica” entre os vinhos do “Velho Mundo” — países europeus tradicionais na produção da bebida, como França, Itália, Portugal e Alemanha — e do “Novo Mundo”, como Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.
O espaço múltiplo reúne vinoteca e barbearia, além de contar com serviços de estética
Uma curiosidade é o espaço dedicado aos “vinhos de origens inimagináveis”, com garrafas vindas de países como Eslovênia e Hungria, pouco conhecidos pela maioria como produtores de bons vinhos.
Apesar de ser engenheiro eletricista por formação, Marcos se preparou antes de mergulhar no universo dos vinhos. “Me encantei com o vinho. Visitei vinícolas nos Estados Unidos, na Europa e no Sul do Brasil”, conta ele, lembrando também dos conhecimentos adquiridos durante os dois anos em que viveu em Buenos Aires.
Leia Mais
A proposta de unir gastronomia a um ambiente familiar, que também oferece serviços de cuidados com o corpo, é o foco da degustação. A chef Bella Antunes afirma que a parceria entre diferentes áreas faz todo sentido: “Acho muito interessante esse tipo de colaboração, que agrega valor. A gastronomia combina muito bem com outras experiências — e o vinho é uma delas”.
- Receitas salgadas com Whey Protein: opções saudáveis e proteicas
- Lasanha vegetariana: 4 receitas irresistíveis para variar no cardápio
- Como bacalhau virou prato típico da Sexta-Feira Santa
Ela destaca que a ideia é promover um “evento intimista, com uma atmosfera mais aconchegante”. A proposta surgiu justamente para atender ao público amante do vinho. “A vinoteca casou super bem com esse clima mais pessoal e acolhedor.”
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Para a ocasião, foi preparado um menu especial com “harmonização guiada” conduzida pela própria chef. A programação prevê finger foods acompanhados de espumantes na entrada, prato principal com vinhos secos e, para finalizar, sobremesa harmonizada com vinho moscatel.